Blog

Imagem Qual é a importância do planejamento sucessório para proteger os bens da sua família?

Qual é a importância do planejamento sucessório para proteger os bens da sua família?

Você já ouviu falar em planejamento sucessório? Muitas pessoas acreditam que o tema é desconfortável por tratar-se de um “inventário em vida”, mas se você deseja tratar seus bens e negócios de forma que eles continuem protegidos e perpetuem-se ao longo do tempo, é essencial um planejamento detalhado e bem estruturado do futuro. O planejamento sucessório serve para proteger o patrimônio, pode reduzir custos e ainda oferece diversas outras vantagens em relação ao processo de inventário tradicional.

Em resumo, este planejamento é, na verdade, um conjunto de instrumentos jurídicos que tem por objetivo organizar a distribuição de bens e patrimônios que serão deixados como herança. Existem diferentes mecanismos para a sucessão patrimonial, como o testamento, planos de previdência privada, seguro de vida e holding familiar, que permitem que o titular dos bens escolha a melhor opção de acordo com as suas necessidades e objetivos.

A agilidade e a assertividade no processo, além da possibilidade de resolver pendências de maneira consensual e evitar problemas de forma antecipada são alguns dos motivos que estão fazendo diversas famílias recorrerem a esta alternativa. A preservação de um legado construído durante toda uma vida é o principal aspecto que justifica a importância do planejamento sucessório para proteger o patrimônio.

Quais são as vantagens do planejamento de sucessão?

Um plano de sucessão proporciona diversas vantagens, desde aquelas de cunho pessoal, dentro de uma família, até em questões tributárias e de custos diversos. Dentre vários benefícios, os principais são:

  • Redução de custos de inventário;
  • Evita a inacessibilidade aos bens;
  • Redução de custos tributários;
  • Evita possíveis desgastes familiares;
  • Aceleração trâmites judiciários.

A dor de cabeça causada pela burocrácia que acontece frente a uma morte inesperada e o fardo de questões jurídicas complicadas na hora do luto são totalmente evitadas.

Existem algumas modalidades para proteger o patrimônio. São elas:

  • Doações em vida com cláusulas específicas para cada caso, como por exemplo, usufruto, impenhorabilidade, inalienabilidade, etc.
  • Testamento.
  • Conta conjunta.
  • Seguro de vida.
  • Fundos de investimento e de previdência VGBL.
  • Criação de empresa holding, etc.

Para escolher qual a melhor opção para o seu caso, é fundamental a orientação de um advogado. O profissional especialista em Direito da Família e Sucessões conhece todos os aspectos de cada uma das modalidades e orienta quanto às medidas cabíveis e atribuições necessárias em cada caso.

Ficou interessado no assunto? Fique de olho no nosso blog, redes sociais e procure nosso escritório para entender melhor como funciona o planejamento sucessório.

Comentários